Desenvolvida pela Ajudd e com parceria da Fapesb e da Finep, a plataforma SaaS (Software as a Service) para o Projeto Plataforma Digital de Gestão de Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo tem como objetivo facilitar a gestão dos ecossistemas de inovação pelas agências governamentais.
O projeto saiu do papel graças ao edital FAPESB/SECTI Nº 001/2021 e busca fortalecer a capacidade de entidades públicas baianas, que são ligadas à Gestão da Inovação, em administrar o ecossistema de inovação e seus integrantes, desafio apontado no texto do próprio edital.
Como funciona?
Criada para ter atuação white label, a entidade governamental poderá se valer desta como se fosse sua própria plataforma, que fará mapeamento, diagnóstico, gestão e coordenação do ecossistema de inovação.
A nova ferramenta permitirá que as prefeituras e agências governamentais monitorem os ecossistemas, por meio de dados e análises para, a partir daí, trabalhar ações e atividades voltadas para o setor.
Como acessar?
A distribuição da solução será feita de forma 100% digital, com funcionalidades e módulos específicos para o perfil e área de atuação do usuário (no caso as prefeituras, governos, etc).
Uma entidade governamental ficará responsável por fazer tal distribuição, além de ter papel de captadora dos atores, ao enfatizar a capilaridade da solução.
Com o sistema à disposição, as entidades poderão pensar e realizar iniciativas mais específicas e eficazes para a região e para o ecossistema de atuação.
Como será mantido?
Além do fomento público para financiar o mantimento e manutenção da plataforma, será ofertada uma assinatura para grandes e médias empresas. Serão cobradas taxas mensais para uso e acesso à plataforma e seus dados.
Além da assinatura, também serão feitas cobranças eventuais para funcionalidades pontuais que podem ser contratadas, como o lançamento e a gestão de desafios de inovação aberta.
O projeto
Ao longo do projeto, diversas atividades são realizadas em prol da prosperidade da solução criada. Para execução, entrega, operação e manutenção da plataforma,
destacam-se as atividades de descoberta de produto, design de interface e experiência de usuários, programação back-end, front-end e DevOps.
Também serão feitas mentorias, orientações técnicas especializadas e a atualização constante da base de dados de todas as frentes – atores, editais, políticas públicas, programas públicos e corporativos etc.
Parceiros
Na jornada de produção e operação do Projeto Plataforma Digital De Gestão De Ecossistemas De Inovação E Empreendedorismo, várias organizações estiveram e estão envolvidas, formando parcerias importantes que impactam diretamente nos resultados.
Entre os colaboradores do projeto, é essencial citar o apoio financeiro dado pela Fapesb e pela Finep, além das parcerias com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, entidades de classe e de fomento e bases secundárias de informação sobre atores do ecossistema nacional.
Acompanhe nossas redes para saber mais sobre o funcionamento da nossa plataforma e estar sempre atualizado sobre seu desenvolvimento.